Título: Extraordinário
Autora: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320

Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


"Era momentos como aquele que Joseph reconhecia a face de Deus em forma humana. Cintilava para ele em sua gentileza, brilhava em sua solidariedade..."Christopher Nolan

A história é narrada em partes pelo August e por pessoas próximas a ele. August é um menino muito esperto e forte, o único desejo dele era ser normal, já que ele nasceu com uma deformidade no rosto. A forma como cada narrador aborda nos aproxima de uma nova perspectiva.



August tem 10 anos e nasceu com uma síndrome genética que leva deformidade facial, fazendo com que passasse por diversas cirurgias, o que o impossibilitava de ir para escola. Agora, os pais decidiram que era hora dele frequentar uma escola, visto que as cirurgias eram menos frequentes. O Auggie sabia lidar com os olhares no dia a dia, mas não sabia como enfrentar um colégio cheio de crianças com comentários maldosos.

Contada de forma simples, acompanhamos Auggie enfrentando as dificuldades, fazendo novas amizades e nos ensinando a superar os problemas diários. E tornando-se um exemplo.

" Se você consegue passar pelo ensino fundamental sem ferir os sentimentos de ninguém, isso é muito maneiro." - Summer Dawson, amiga de August

Esse livro deveria fazer parte da lista escolar, é um livro carregado de lições, com uma linguagem simples e aproximante. Foge do que eu já tenha lido antes e me surpreendeu, um livro para você ver a vida com outros olhos. Além de várias referências a Star Wars, que deixa a história ainda mais interessante. Acho também, que deveríamos criar preceitos iguais ao do Sr. Browne.

" Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." - August Pullman

Estou muito ansiosa para a adaptação cinematográfica e espero que eles sejam fies a história do August! Recomendo a leitura!

Até a próxima!


" Vamos criar uma nova regra de vida ... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário" J. M. Barrie



3 Comentários

  1. Olá!
    Estou para ler este livro! Sempre vejo elogios sobre a história e pela temática abordada, todos deveriam ler.
    É um livro com boas mensagens.
    Estou mega ansiosa pelo filme também!

    Adorei sua resenha e parabéns pelo blog! <3

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Leia sim, espero que goste da leitura. Obrigada por ler e comentar! Parece não, mas isso me deixa bem feliz, saber que as pessoas estão gostando.
      Beijos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir